Stopper: chame a atenção para o seu produto
Você tem um ótimo produto exposto nas prateleiras dos pontos de vendas, mas nem sempre ele é notado pelo consumidor? Você tem um produto no seu estabelecimento e quer chamar a atenção do seu
cliente para ele? Tenha calma. Vamos te mostrar uma das melhores estratégias para chamar a atenção do seu cliente diante do seu produto e campanha publicitária. Estamos falando do stopper que é uma ferramenta de merchandising muito usada e extremamente eficiente para chamar atenção do cliente para algum produto do ponto de venda.
O que é stopper
Como o próprio nome sugere, o stopper tem como função principal “parar” o seu cliente para comprar um determinado produto. Ele proporciona ao consumidor um efeito 3D que chama a atenção para alguma promoção ou um novo produto. Essa é uma peça gráfica que costuma estar fixada na gôndola, prateleira, display, etc. Por ser fixado da vertical, passa a impressão de estar “saltando” de onde está fixado.
Características de um stopper
O stopper pode ser feito de materiais como:
Plástico (PVC, PSAI, PETG, poliestireno, acrílico, etc.): é utilizado em campanhas de merchandising mais longas devido a sua maior durabilidade.
Papel: empregado em campanhas de merchandising mais curtas, pois seu período de vida útil é menor.
Ele pode ter vários formatos (retangular, oval, etc.). Pode ter vários tamanhos desde que não atrapalhe o fluxo dos consumidores nos pontos de vendas. Normalmente o stopper possui comprimento que varia de 15 até 40 centímetros e largura de 3 até 15 centímetros. Todas essas características vão variar de acordo com as necessidades do cliente, de forma que o stopper fique de acordo com a campanha publicitária da
sua marca e se torne uma extensão do seu produto e da sua empresa.
Onde colocar o stopper
Geralmente, o stopper é fixado na altura dos olhos, proporcionando uma melhor visualização, permitindo que o consumidor o leia sem muito esforço. Mas preste muita atenção para que o stopper não atrapalhe a locomoção dos seus clientes pelo o ponto de venda. Você pode usar o stopper em supermercados, lojas de conveniências, farmácias, papelarias, perfumarias e em outros lugares que o consumidor circula entre as prateleiras dos produtos. Outro lugar muito comum de ver um stopper fixado é em um computador nos caixas de restaurantes, padarias ou até mesmo nos computadores de ambientes corporativos para chamar a atenção dos funcionários.
O stopper é um forte aliado em busca de chamar a atenção do cliente para a sua marca. Ele deve ser produzido com um design bem elaborado e criativo. O stopper pode ser utilizando tanto para passar informação do seu cliente ou evidenciar promoções e lançamentos. Além disso, ele oferece um ótimo custo benefício e ajuda no crescimento das vendas.
Ele é uma peça muito versátil e que pode combinar com outras peças de merchandising do ponto de venda como o wobbler e a faixa de gôndola. Dessa forma você estará deixando o ponto de venda harmonioso e acentuando a sua marca.